Bolo de pão ralado



Encontrei na casa da minha mãe um livro de culinária muito antigo, velhinho mesmo. Para além de ser um livro de receitas é também um livro que regista a minha tendência para as pinturas, pois quase todas as suas delicadas folhas têm uns supostos desenhos meus.
Trata-se de um livro de uma autora cujo nome é Laura Santos e o título é " A Mulher na Sala e na Cozinha". Não sei precisar a data de edição, pois o livro já não tem capa nem contracapa, mas a minha mãe diz que é um livro de quando ela ainda era solteira, portanto pelo menos uns 38, 39 anos tem de certeza. É um livro daquela época em que os livros de cozinha não tinham imagens, mas tinham muitos ensinamentos para as donas de casa, aliás ao ler este livro percebe-se logo que tem como objectivo ensinar as mulheres a serem boas donas de casa para agradarem os maridos. É engraçado ver como as coisas evoluíram, as preocupações que as mulheres tinham à 30 e tal anos atrás hoje em dia passam completamente ao lado.
De qualquer forma este livro é uma preciosidade sem dúvida nenhuma e apesar da sua antiguidade encontramos nele referências que parecem actuais...se não vejam a seguinte transcrição:
"São tantas as dificuldades da época que atravessamos, que até mesmo as donas de casa mais experientes se vêem embaraçadas com a resolução dos difíceis problemas da economia doméstica, entre as quais certamente avultam os relacionados com a preparação das refeições diárias."

E para além de ser um livro de receitas é também um livro de decoração, pois dá dicas de como compor a mesa de refeições e da sala de jantar:) De uma forma subtil acaba por ser também um livro de boas maneiras.

Bem, este livro apresenta cada receita... só de ler apetece logo experimentar. Claro que eu não resisti e já fiz um bolo (tenho a impressão que eu e este livro, apartir de agora, vamos ser bons companheiros...).
Modifiquei um pouco a receita porque eu sou mesmo assim, é-me difícil seguir à risca uma receita... desta vez sai-me bem, as críticas foram boas:)

Continuando... estava eu a ler o livro quando me deparo com uma receita de bolo de pão ralado. Fez-se de imediato luz na minha cabeça:) tenho ali pão duro, é uma boa forma de o aproveitar, pensei eu. E lá fui eu, primeiro ralar o pão e depois fazer o bolo.

A receita original é a seguinte:

Mistura-se uma chávena de pão ralado com um pouco de canela e fermento (1 colherzinha).
Batem-se quatro gemas com 250g de açúcar, juntam-se-lhes 4 claras em castelo e, por fim, o pão ralado. Vai ao forno a cozer em forma untada com manteiga.

A minha alteração:
150g açúcar (metade açúcar normal e metade de amarelo);
200g de abóbora ralada;
1 cenoura ralada.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails