Bolo que celebra a amizade e a reconciliação




Com a Pascoa à porta pensei, será que ainda vou a tempo de fazer folares? Claro que sim, não deve ser muito complicado:) Pensei então em fazer folares de requeijão, que eu adoro, mas como agora vivo no Algarve porque não experimentar a fazer os famosos folares de Olhão? E foi isso mesmo que fiz. Julgava que o seu método de confecção fosse mais complicado, mas nada disso.
Enquanto estava a amassar a massa comecei a pensar “porque será que há esta tradição de comer folares na Pascoa? Qual será a origem dos folares? Mal acabei de os por nas formas fui logo à internet pesquisar este assunto. Assim sendo aqui fica a lenda do folar:


A lenda do folar da Páscoa é tão antiga que se desconhece a sua data de origem. Reza a lenda que, numa aldeia portuguesa, vivia uma jovem chamada Mariana que tinha como único desejo na vida o de casar cedo. Tanto rezou a Santa Catarina que a sua vontade se realizou e logo lhe surgiram dois pretendentes: um fidalgo rico e um lavrador pobre, ambos jovens e belos. A jovem voltou a pedir ajuda a Santa Catarina para fazer a escolha certa. Enquanto estava concentrada na sua oração, bateu à porta Amaro, o lavrador pobre, a pedir-lhe uma resposta e marcando-lhe como data limite o Domingo de Ramos. Passado pouco tempo, naquele mesmo dia, apareceu o fidalgo a pedir-lhe também uma decisão. Mariana não sabia o que fazer.
Chegado o Domingo de Ramos, uma vizinha foi muito aflita avisar Mariana que o fidalgo e o lavrador se tinham encontrado a caminho da sua casa e que, naquele momento, travavam uma luta de morte. Mariana correu até ao lugar onde os dois se defrontavam e foi então que, depois de pedir ajuda a Santa Catarina, Mariana soltou o nome de Amaro, o lavrador pobre.
Na véspera do Domingo de Páscoa, Mariana andava atormentada, porque lhe tinham dito que o fidalgo apareceria no dia do casamento para matar Amaro. Mariana rezou a Santa Catarina e a imagem da Santa, ao que parece, sorriu-lhe. No dia seguinte, Mariana foi pôr flores no altar da Santa e, quando chegou a casa, verificou que, em cima da mesa, estava um grande bolo com ovos inteiros, rodeado de flores, as mesmas que Mariana tinha posto no altar. Correu para casa de Amaro, mas encontrou-o no caminho e este contou-lhe que também tinha recebido um bolo semelhante. Pensando ter sido ideia do fidalgo, dirigiram-se a sua casa para lhe agradecer, mas este também tinha recebido o mesmo tipo de bolo. Mariana ficou convencida de que tudo tinha sido obra de Santa Catarina.
Inicialmente chamado de folore, o bolo veio, com o tempo, a ficar conhecido como folar e tornou-se numa tradição que celebra a amizade e a reconciliação. Durante as festividades cristãs da Páscoa, o afilhado costumam levar, no Domingo de Ramos, um ramo de violetas à madrinha de baptismo e esta, no Domingo de Páscoa, oferece-lhe em retribuição um folar.

Lenda do Folar da Páscoa. In Diciopédia X [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2006.


Receita do Folar de Olhão


Ingredientes:
1Kg de farinha;
60 g de fermento de padeiro;
Sumo de 2 laranjas;
1,5 dl de água;
1 colher de café de sal;
125g de banha;
125g de margarina;
margarina para barrar;
1 cálice de aguardente
Açúcar e canela para polvilhar
opcional: erva doce

Modo de confecção:

Mistura-se a farinha com 125 gr de manteiga, a banha, o sumo das laranjas, 1 cálice de aguardente e água com algum sal.

Seguidamente desfaz-se o fermento numa pequena porção de água morna e amassa-se com a farinha.

Quando a massa estiver bem amassada, tiram-se bocados de massa do mesmo tamanho e fazem-se bolas. Destas bolinhas fazem-se, depois, círculos mais ou menos do mesmo tamanho e espessura.

Numa forma untada com margarina (eu usei daquelas que o fundo sai), vão-se colocando os círculos de massa, barrando muito bem com margarina e polvilhando com açúcar e um pouco de canela. Fazem-se várias camadas, conforme o tamanho do folar que queiramos, sendo que a última é de açúcar.

Deixa-se levedar durante 3 horas coberto por um pano de lã.
Vai ao forno quente a cozer.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails